Uma das novidades apresentadas na 17ª IHRSA – Fitness Brasil foram os equipamentos de eletroestimulação muscular (EMS). Esse aparelhos são usados desde pessoas que não dispõe de tempo para se exercitar, até por atletas que necessitam de treinos de alta intensidade, mas precisam se poupar dos riscos de lesões associados aos treino intensos.

Uma das empresas a apresentar o produto foi a Miha Bodytec, uma empresa alemã, que é representada no Brasil pela Dignitus.

treino-por-eletroestimulacao-muscular

 

Como funciona o treino por eletroestimulação muscular

O usuário utiliza um colete com eletrodos que, umedecidos com água, permitem a condução de eletricidade. A musculatura, inclusive a mais profunda, é estimulada por impulsos elétricos, permitindo trabalhar grupos musculares específicos.

O colete é conectado à uma unidade de controle com inúmeras funções permitindo criar treinos personalizados. Os resultados com apenas 20 minutos semanais impressionam.

O fabricante cita dois estudos da Universidade de Bayreuth (Boeckh-Behrens et al. 2002-2006) e da Universidade Alemã de Desporto de Colónia (Kleinöder/Kreuzer/Speicher 2006-2008) e afirma que o Miha Bodytec é a única forma de treino que aumenta o desempenho máximo através da melhoria da velocidade de movimento.

  • O aumento da capacidade de desempenho foi observado de forma geral em 84% dos participantes.
  • A força máxima aumentou logo em 17% após 4 sessões de treino.
  • 71% dos participantes registaram melhorias visíveis na resistência.
  • Os valores de resistência da força aumentaram depois de apenas 12 sessões de treino até 108%.
  • Após somente 4 semanas de treino, o desempenho máximo aumentou até cerca de 30%.
  • A velocidade de contração aumentou em média 22%.
  • A força de explosão da musculatura profunda do tronco, difícil de treinar, aumentou efetivamente em até 74%.
  • Os valores analisados realçam o seguinte: o treino total de corpo EMS é até 40% mais intensivo do que o treino de força tradicional com pesos.

A Dignitus, importadora do líder mundial em EMS oferece treinamento para utilização do equipamento, garantia de 12 meses para defeitos de fabricação para equipamentos e acessórios e auxílio para desenvolver o seu negócio